Caso o comprador não faça a transferência do veículo em 30 dias, estará cometendo uma infração de origem grave, com penalidade de multa e cinco pontos na CNH. Além da multa, poderá perder a CNH caso o motorista esteja com a licença provisória.
É imprescindível que você realize o processo de transferência do veículo dentro do prazo de 30 dias da maneira adequada para evitar problemas em um futuro próximo.
Prazo para transferência:
30 dias após a assinatura do DUT no cartório, para o novo proprietário tomar as providências cabíveis à expedição de novo CRLV, de acordo com o Art. 123, § 1º.
Consequências de não transferir o veículo dentro do prazo
- Multa por não solicitar novo CRV no prazo.
No CTB, não seguir o prazo para solicitar novo Certificado de Registro, segundo Art. 233, caracteriza uma infração de natureza grave para o novo proprietário, com penalidade de multa e cinco pontos na CNH. Podendo perder a carteira de habilitação caso o motorista esteja com a licença provisória. - Enquanto o veículo não estiver em seu nome, ele não poderá contratar um seguro para o automóvel, caso deseje fazê-lo. Com isso, o veículo ficará desprotegido em caso de acidente ou roubo, por exemplo.
Encontrou as informações de que precisava? Gostou desse artigo? Ainda tem alguma dúvida sobre o processo de transferência de veículos? Entre em contato conosco.